Crenças
As crenças representam uma das estruturas mais importantes do comportamento. Quando acreditamos realmente em algo, nos comportamos de maneira congruente com esta crença.
Se não acreditamos que somos capazes de resolvermos os nossos problemas, não faremos o que é necessário para atingi-lo.
Para mudar nossos comportamentos temos de começar a alterar nossas crenças e se quisermos modelar a excelência, precisamos aprender a modelar as crenças daqueles que alcançaram a excelência.
Valores
Quais são as pessoas universalmente admiradas e respeitadas em nossa cultura? Não são aquelas que possuem uma sólida percepção de seus próprios valores? Todos nós respeitamos as pessoas que defendem aquilo em que acreditam, mesmo que não concordemos com suas ideias.
Os critérios e valores formam uma categoria especial de crenças, que nos dizem porque algo é importante ou valioso para nós.
Nossos valores são os estados emocionais que nós aprendemos a buscar mais ou evitar mais.
Os valores guiam cada decisão que tomamos, e assim, nosso destino.
Identidade
Quem sou eu e o que eu estou fazendo aqui?
Seu nível de identidade está relacionado ao que você pensa a respeito de si mesmo. Por exemplo: “Eu sou próspero”, “Eu sou saudável”, “Eu sou atrapalhado”, “Eu sou azarado”.
A nossa identidade gera mais impacto e é mais poderosa para nossos resultados do que as nossas crenças. Tudo aquilo que afirmamos para nós
produzem diversas crenças, que consequentemente geram comportamentos e atitudes durante nossa vida.
O papel da PNL neste conceito de identidade é muito importante. Ela permite que você obtenha mudanças profundas com uma intervenção pontual. Quando conseguimos identificar a crença de identidade, é gerado um impacto de mudança poderoso e muitas vezes em curto espaço de tempo.
Missão
O conceito de Missão pode ser difícil de compreender e, de maneira semelhante à palavra “ego”, a palavra “Missão” pode significar qualquer coisa, desde atingir um objetivo até a dedicação de uma vida inteira a um modo de ser.
Você é único. Você tem uma contribuição exclusiva para dar ao planeta e às pessoas que nele se encontram. Você dá essa contribuição quando decide viver sua vida como uma expressão de quem você realmente é, e não como um reflexo daquilo que as pessoas pensam que você deveria ser. Quando sua vida é uma expressão de quem você realmente é, você está vivendo sua Missão.
Nossa Missão é uma atividade e uma maneira de ser que deve servir-nos – mentalmente, fisicamente, espiritualmente e, se assim o quisermos, financeiramente.